Crusader Kings 3 é um dos jogos de estratégia medieval mais populares da atualidade, permitindo que os jogadores alterem o curso da história ao criar reinos inéditos, restaurar impérios e reinos antigos ou simplesmente seguir um caminho mais realista dentro do período histórico. Formar um império, no entanto, pode ser uma das tarefas mais difíceis do jogo, pois exige o controle de diversos condados e, consequentemente, uma longa lista de vassalos que podem se voltar contra o jogador e formar facções para derrubá-lo ou exigir independência.
Os impérios mais raros de Crusader Kings 3 são ainda mais complicados de estabelecer e controlar. Alguns exigem regiões altamente contestadas, como Jerusalém, enquanto outros só podem ser formados sob circunstâncias muito específicas, tornando-os desafios exclusivos e altamente recompensadores para os jogadores mais dedicados.
13. Império de Beth Nahrain
Unificando os reinos ao redor dos rios Tigre e Eufrates
Requisitos para formar o Império de Beth Nahrain:
- Tomar a decisão “Lar dos Rios”.
- A cultura do jogador deve ter o Pilar Cultural Siríaco.
- Controlar completamente as regiões de Jazira e Abbasida, bem como seus títulos.
- Controlar o Reino de Jerusalém ou o Reino da Síria.
O Império de Beth Nahrain é um cenário de história alternativa fascinante, imaginando um mundo onde povos de herança siríaca unificam os reinos ao longo dos rios Tigre e Eufrates. Para formar esse império raro, o jogador deve tomar a decisão “Lar dos Rios” e atender a diversos requisitos, incluindo possuir o Pilar Cultural Siríaco e conquistar vastos territórios no Oriente Médio.
A recompensa por essa conquista inclui vários bônus valiosos, como 1000 de Renome, permitindo desbloquear algumas das melhores Legados Dinásticos do jogo. Além disso, os jogadores poderão escolher o destino de seu novo império, decidindo entre focar em aprendizado ou militarismo, ou até mesmo converter-se ao nestorianismo.
12. Império de Hindustão
Um império islâmico no norte da Índia
Requisitos para formar o Império de Hindustão:
- Altos níveis de Fama e Devoção.
- Possuir os títulos Ghaznavida e Deli, além de controlar Tomara.
- Ter um dos seguintes títulos: Gahadvala, Paramara ou Chauhan.
- O tamanho do Reino Ghaznavida deve ser superior a 40 territórios.
- Ter uma boa relação com o Califa ou possuir um trunfo contra ele.
Adicionado na atualização Crown (Patch 1.15), o Império de Hindustão é uma entidade histórica que pode ser formada por governantes muçulmanos que conquistarem vastas áreas do norte da Índia. Para criá-lo, os jogadores precisam atender a uma série de exigências e tomar a decisão “Fundar o Império de Hindustão”.
Ao formar esse império, o jogador ganha reivindicações de de jure sobre toda a Índia, preparando o terreno para futuras conquistas épicas. Além disso, o jogador poderá adotar a forma de governo Administrativa, geralmente exclusiva do Império Bizantino, ampliando as opções estratégicas do jogo.
11. Império Latino
Um Estado Cruzado que toma o Império Bizantino
Requisitos para formar o Império Latino:
- Participar da Quarta Cruzada, que começa em 1178.
- Vencer a cruzada e ser o principal contribuinte.
Um dos impérios mais interessantes de se formar em Crusader Kings 3 é o Império Latino, que surge a partir da Quarta Cruzada, quando forças cristãs atacam e conquistam o Império Bizantino. Embora haja cenários alternativos onde isso pode ser alcançado em outras datas, o caminho mais direto é começar em 1178 como um católico bem financiado e com um grande exército.
A conquista do Império Latino exige não apenas força militar para vencer a cruzada, mas também uma contribuição significativa para a guerra. Para os jogadores que possuem a DLC Roads to Power, o evento da Quarta Cruzada traz desafios e recompensas exclusivas para essa jornada.
10. Cânato de Baruun
Um Império Mongol na África
Requisitos para formar o Cânato de Baruun:
- O Império Mongol deve estar presente na África e colapsar.
O Cânato de Baruun é um império extremamente raro que pode surgir em Crusader Kings 3, mas apenas sob circunstâncias muito específicas. Para que ele apareça, o Império Mongol deve primeiro se expandir até o norte da África. Caso o império colapse por qualquer motivo, o Cânato de Baruun poderá surgir.
Esse título é puramente fictício, já que, historicamente, os mongóis nunca chegaram além do Egito, sendo derrotados pelos mamelucos em 1260. A geografia da África e a preferência mongol por combates em terra firme dificultariam uma invasão real do continente.
9. Eslávia
Unificando os povos eslavos
Requisitos para formar o Império da Eslávia:
- Ter herança eslava oriental, ocidental ou meridional.
- Controlar toda a região de Eslávia.
Unificar os territórios eslavos não é uma tarefa fácil. Reinos poderosos como Kiev, Bulgária, Boêmia, Polônia e Croácia precisam ser conquistados. Além disso, o jogador precisará de um exército imenso para manter o controle sobre essa vasta região.
Os requisitos para a formação do império são relativamente simples, mas conquistar os territórios necessários é um grande desafio. O jogador precisará de 600 de ouro e enfrentar uma região culturalmente fragmentada, onde a insatisfação dos vassalos pode levar a constantes rebeliões.
8. Horda Negra – O Império Mongol na Índia
Requisitos para formar a Horda Negra:
- O Império Mongol deve estar presente na Índia antes de colapsar.
Muitos conhecem a Horda Dourada ou até mesmo a Horda Branca, ambas disponíveis em Crusader Kings 3. No entanto, a Horda Negra é um título fictício criado para o jogo. Historicamente, os mongóis nunca conseguiram estabelecer um domínio sólido no subcontinente indiano, apesar das diversas invasões nos séculos XIII e XIV.
Para que a Horda Negra surja no jogo, o Império Mongol deve primeiro conquistar a região da Índia e depois entrar em colapso, fragmentando-se em diversos khanatos e impérios menores. Entre esses, a Horda Negra será uma das nações resultantes. Dado o grande interesse dos mongóis em conquistar partes da Índia, a Horda Negra é uma das criações alternativas mais plausíveis dentro da lógica do jogo.
7. Khanato de Aarlud – Um Império Mongol nas Ilhas Britânicas
Requisitos para formar o Khanato de Aarlud:
- O Império Mongol deve estar presente nas Ilhas Britânicas antes de colapsar.
Apesar das impressionantes conquistas dos mongóis na Idade Média, eles nunca chegaram à Escandinávia, muito menos às Ilhas Britânicas. No entanto, Crusader Kings 3 permite que os jogadores mudem o curso da história, expandindo as fronteiras mongóis até o noroeste da Europa.
Se o Império Mongol conseguir conquistar territórios em Escandinávia e na Grã-Bretanha e depois colapsar, poderá surgir o raríssimo Khanato de Aarlud. Esse título imperial de nível único cria uma experiência de jogo diferenciada, misturando a cultura mongol com o cenário costeiro nórdico.
6. Grande Armênia – O Renascimento do Império Armênio
Requisitos para formar a Grande Armênia:
- Ser um rei ou rainha adulto e independente.
- Controlar a região do antigo Império Armênio e estabelecer a capital lá.
- Pertencer à cultura armênia ou seguir a fé apostólica.
Situado na fronteira do Império Bizantino, o renascimento da Grande Armênia não será fácil. Os bizantinos representam uma ameaça constante, tornando essencial a construção de um exército forte para garantir a independência.
Além do desafio militar, há exigências rigorosas para criar o título da Grande Armênia. O jogador precisa acumular 2000 pontos de prestígio e 1000 de piedade, além de ser um monarca feudal ou clânico com domínio sobre toda a região histórica armênia. A cultura armênia ou a fé apostólica também são requisitos obrigatórios para que o império seja restaurado.
5. Alto Reino do Mar do Norte – Um Império Viking na Europa
Requisitos para formar o Alto Reino do Mar do Norte:
- Possuir a DLC Northern Lords.
- Ter uma cultura de herança germânica do norte ou oeste.
- Estar na era tribal ou medieval inicial.
- Controlar a região central do Mar do Norte.
- Dominar os reinos da Dinamarca, Noruega e Inglaterra por pelo menos 30 anos.
- Ter um nível de fama Ilustre ou superior.
Construir um império Viking e conquistar o título de “Rei do Mar” é um objetivo emocionante em Crusader Kings 3. Para isso, os jogadores devem manter o controle dos reinos da Inglaterra, Noruega e Dinamarca por 30 anos consecutivos, além de dominar a região central do Mar do Norte.
Também é necessário possuir 200 moedas de ouro, 1000 pontos de prestígio e alcançar um nível de fama de pelo menos Ilustre. Apesar das dificuldades, o resultado é um império forte e duradouro, centrado no domínio naval e na cultura nórdica.
4. Império de Outremer – Um Império Cruzado no Levante
Requisitos para formar o Império de Outremer:
- Ser um rei ou duque católico adulto e independente.
- Controlar a região de Outremer e estabelecer a capital lá.
- Alcançar o nível de fama Lenda Viva.
O Império de Outremer abrange os reinos da Arábia, Jerusalém, Egito, Síria, Mesopotâmia e Israel. No entanto, formá-lo é uma das tarefas mais difíceis do jogo. O Oriente Médio é uma região altamente disputada por cruzados cristãos e estados muçulmanos, tornando a conquista e manutenção do território um grande desafio.
Para criar o Império, os jogadores devem ser governantes independentes de pelo menos nível ducal, além de seguir a fé católica e alcançar o nível de fama Lenda Viva. Além disso, a formação do Império de Outremer só pode ocorrer no período das Cruzadas.
3. Bactria – Um Império na Ásia Central
Requisitos para formar Bactria:
- Ser um rei ou rainha adulto e independente.
- Controlar a região de Bactria e estabelecer a capital lá.
- Alcançar um nível de fama Ilustre ou superior.
- Pertencer à cultura afegã ou tajique.
- Seguir a fé budista ou zoroastrista.
Apenas reis budistas ou zoroastristas podem formar o Império de Bactria. Para isso, é necessário conquistar toda a região da Pérsia e do Afeganistão. Além disso, a sucessão é um problema, pois o sistema cultural afegão em CK3 favorece governos clânicos, resultando em leis de sucessão complicadas.
No entanto, apesar das dificuldades, os jogadores que conseguirem estabelecer Bactria terão um império poderoso e resiliente no coração da Ásia Central.
2. Império Romano – A Restauração da Roma Antiga
Requisitos para formar o Império Romano:
- Ser um adulto e alcançar o nível de fama Lenda Viva.
- Controlar ducados estratégicos, como Latium, Veneza, Romagna, Sicília, Gênova, Apúlia, Trácia, Antioquia, Palestina, Alexandria, Atenas, Tunísia, Tessalônica e Croácia.
- Escolher um dos caminhos para formar o Império:
- Possuir o Império Bizantino e seguir uma fé cristã ou greco-romana.
- Unificar a Itália, possuir o Sacro Império Romano e pertencer a uma cultura latina com fé cristã ou greco-romana.
Restaurar o Império Romano é uma das maiores conquistas em Crusader Kings 3. Os jogadores que conseguirem criar esse império recebem o apelido de Glorioso e a característica Augusto, reforçando o status imperial. No entanto, as dificuldades são imensas, exigindo vastas conquistas e o enfraquecimento de potências vizinhas, como o Império Bizantino.
1. Império Indiano – Dominando o Subcontinente
Requisitos para formar o Império Indiano:
- Ser um adulto independente e ter a capital na região da Índia.
- Controlar os Impérios de Deccan, Rajastão e Bengala.
- Alcançar o status de Ícone Religioso.
- Seguir a fé budista, hindu ou jainista.
O Império Indiano abrange praticamente todo o subcontinente e só pode ser formado por um governante que tenha consolidado três grandes impérios regionais. Além disso, é necessário possuir grande prestígio e influência religiosa, tornando a conquista ainda mais desafiadora.
Esses impérios alternativos transformam a experiência em Crusader Kings 3, permitindo que os jogadores reescrevam a história e criem reinos épicos que poderiam ter existido. Qual deles você tentaria formar primeiro?